Agosto Dourado – Aleitamento Materno –

No mês de agosto era comemorada a semana do aleitamento materno, mas acredito que dada a importância do assunto, expandiram a comemoração para o mês inteiro. E hoje é conhecido como Agosto Dourado! A cor deste mês não poderia ser melhor, afinal, o leite materno para as crianças valem ouro! O slogan deste ano é “Amamentação é a base da vida“.

E se você está amamentando ou conhece alguém que esteja, pode contar com a ajuda deste e-book na sua jornada:

E-book Uma Boa Amamentação
 Sua visão sobre amamentação mudará depois de ler este E-book.

Indicado para mamães de primeira e segunda viagem.

– Como amamentar da maneira correta?
– Como não prejudicar o bebê?
– Dor na hora de amamentar?
– Extravasamento do Leite?
– Obstrução dos ductos?

Essas e outras questões serão abordadas no
E-book Uma Boa Amamentação.

A campanha do Ministério da Saúde em prol do aleitamento materno é para incentivar o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida, bem como a sua doação, que é distribuída aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml de leite é suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Para mais informações sobre a doação, acesse o site do Ministério da Saúde:

http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-da-crianca/aleitamento-materno/doacao-de-leite-materno

Como é um mês dedicado ao aleitamento, as cidades, grupos, governo e mães, se mobilizam para a conscientização do aleitamento materno. Não só a sua importância é divulgada, mas também técnicas e métodos de amamentação. Quem já amamentou sabe que esta não é uma tarefa fácil.

Amamentar pode ser cansativo, exaustivo, desgastante e até enlouquecedor (eu digo pode ser, pois ainda não passei por isso, são constatações a partir de relatos de algumas mães). E existem algumas técnicas e métodos que podem auxiliar as mamães nesta fase. E neste período se intensificam as informações sobre a amamentação.

Procure na sua cidade os postos de saúde ou casas de apoio. Hoje com a humanização dos partos, existem muitas doulas e enfermeiras obstetras que fazem palestras, muitas delas gratuitas, para auxiliar as mães que desejam amamentar  tem dúvidas, medos, insegurança.

O interessante é que toda a família participe e se conscientize que o aleitamento materno é a melhor escolha para a mãe e para o bebê. Amamentar melhora a relação entre mãe e filho, ajuda na recuperação do parto, aumenta a resistência e imunidade da criança.

Muitas pessoas ainda nutrem o mito de leite fraco, que não sustenta, que a criança está com fome. O maior problema que eu vejo, é que normalmente as mães acabam ficando muito sobrecarregadas ao cuidar de um bebê, da casa, da roupa, da comida. Então acaba sendo mais fácil alguém falar pra essa mãe complementar com fórmula, do que se oferecer para limpar uma casa, fazer uma comida ou lavar uma roupa e deixar esta mãe amamentar em livre demanda.

Os pais tem que conversar a respeito da rotina da casa, afazeres domésticos, e principalmente, se for o caso, informar ao restante da família a decisão de aleitamento exclusivo. É importante que as pessoas que convivem com a mãe e o bebê, entendam e respeitem isso, para evitar palpites desnecessários. As vezes a mãe está com dificuldades para amamentar e precisa apenas de uma orientação para melhor a pega, mas se tem alguém buzinando na sua orelha que dar fórmula é mais fácil, no desespero ela pode acabar cedendo e não completando o aleitamento exclusivo.

Eu já estou começando a ensaiar a minha cara de alface pra caso alguém me incentive a dar fórmula para o meu filho.

Mas é isso, a amamentação não é uma tarefa fácil, mas certamente é bem gratificante. Sempre fui encantada com a possibilidade de produzir um alimento que vai sustentar, nutrir, dar resistência e imunidade para o meu filho. Pra mim, é uma das mágicas da maternidade!

No link abaixo, extraído do site do Ministério da Saúde, tem algumas recomendações e orientações em relação ao aleitamento materno. Sempre busque a informação de fontes seguras. Não sou médica, nem da área da saúde, mas no intuito de orientar a maior quantidade de pessoas, coloquei o site que eu acredito ser o mais confiável, se tratando de saúde!

http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-da-crianca/aleitamento-materno

Ah, e pais, vocês não podem amamentar, mas podem auxiliar em todo o processo: pegar bebê, colocar pra arrotar, devolver para o berço, levar água para a mãe enquanto amamenta, deixá-la confortável.

Programação do Agosto Dourado na Prefeitura de Araras:

http://araras.sp.gov.br/noticias/20552

Em Araras/SP podemos contar com o Espaço MAMA idealizado pela Enfermeira, consultora em amamentação e doula, Lilian Peripato

https://www.facebook.com/EspacoMAMA/

E a sua amamentação? Como foi? Como está sendo? Compartilhe sua experiencia. Multiplicando informações e experiencias podemos formar uma rede de apoio e de amor. Deixe seu comentário, envie um email, comunique-se!

Deixe seu comentário

2 Comments

  1. Angelica ferreira batista

    Estou muito feliz!! Depois de muito tempo tentando engravida nesse fim de ano consegui meu tão esperado positivo sem medicamento forte ! Apenas com uma garrafada de produtos naturais que uma senhora mim passou !! Deus é maravilhoso por ter colocado éssa senhora no meu caminho

    • Que notícia maravilhosa! Este ano também consegui o meu positivo. Estou escrevendo um artigo para contar. Boa sorte para nós neste ano maravilhoso <3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *