Aceitação Infantil – O que toda mãe deveria saber, mas nunca te contaram – Parte III
Aceitação infantil está diretamente relacionada em como você trata o seu filho do no dia a dia! Antes de mais nada, se você já se pegou pensando “Por que meu filho é tão tímido?” ou “Por que ele não para de brigar com os amigos?”, respira fundo, afinal, por mais que pareça difícil, tem uma explicação bem mais simples do que você imagina. Vamos entender como as atitudes dos pais afetam diretamente o comportamento e a autoestima das crianças. E se você quer encurtar o caminho para ser uma Mãe Consciente e ter um Filho Obediente, CLIQUE AQUI!
O que seu filho aprende (mesmo sem você perceber!)
As crianças são como esponjas, absorvendo tudo ao redor. Então, se você passa o tempo todo criticando, então ele vai crescer achando que está sempre errado. Agora, se você trata seu pequeno com amor e encorajamento, ele vai se sentir mais confiante do que influencer gravando stories! Confira essa lista do que fazer para melhorar a aceitação infantil e como seu filho pode estar aprendendo com suas atitudes:
- Criança criticada, aprende a condenar. Se só recebe críticas, ela se tornará uma mini versão do “hater de internet”.
- Criança hostilizada, aprende a agredir. Afinal, se é o que ela vê, é o que ela vai fazer.
- Criança ridicularizada, aprende a ser tímida. Nada como ser zoada constantemente para minar a autoconfiança.
- Criança envergonhada, aprende a sentir culpa. Coitada, sempre achando que fez algo de errado!
Porém…
- Criança tratada com tolerância, aprende a ser paciente. Sim, ela vai te surpreender com a calma!
- Criança que é encorajada, aprende a ser confiante. Cuidado, você pode criar um futuro CEO ou artista famoso.
- Criança elogiada, aprende a apreciar. Simples assim, o reconhecimento gera gratidão!
Pais, cuidado com as expectativas
O grande problema é que, muitas vezes, a aceitação infantil só vem quando a criança atinge as expectativas (ou seja, quando é aquele “orgulho da mamãe”), com toda a certeza isso é bom, mas e quando ele falha? Se ele só recebe carinho quando tem sucesso, é provável que cresce se achando uma mistura de sou amado e odiado, e ninguém quer isso, né?
A falta de aceitação infantil pelos pais faz com que a criança busque desesperadamente aprovação de outras pessoas, inclusive dos amigos, o que pode acabar mal, porém, aceitar o seu filho de forma incondicional é a chave para a autoestima dele e para que ele se sinta bem consigo mesmo e com os outros. E pode acreditar: funciona. Atendendo as necessidades, e não as vontades, você terá outra criança em casa. QUERO ESSA TRANSFORMAÇÃO AGORA!
Por que as crianças se sentem rejeitadas?
Às vezes, sem perceber, acabamos passando uma sensação de rejeição, a não aceitação infantil. Com toda a certeza você vai querer saber como lidar com essa situação. Veja alguns exemplos do que pode causar isso:
- Críticas constantes: Se tudo é motivo de crítica, seu filho vai crescer achando que nunca é bom o bastante. Aí ele fica inseguro, com medo de tentar qualquer coisa por conta própria.
- Comparações com outros: “Por que você não é como o fulaninho?”. Essa frase é um veneno para a autoestima. Cada criança é única, e comparações só mostram que você não a aceita como ela é.
- Expectativas irreais: Tentar realizar os sonhos que você não conseguiu através do seu filho só o deixa mais frustrado e sentindo que nunca vai agradar.
- Superproteção: Sabia que ser superprotetor pode fazer seu filho se sentir inseguro? Ao invés de ensinar confiança, você acaba ensinando medo.
- Cobrança excessiva: Esperar perfeição vai gerar um sentimento de fracasso, porque ninguém consegue acertar o tempo todo.
Aceitação Infantil – Como demostrar?
Finalmente, vamos para a parte prática. Como, afinal, mostrar ao seu filho que ele é aceito e amado do jeitinho que ele é? Depois que você entender e aplicar, vai perceber que muita coisa vai mudar.
- Reconheça que ele é único: Cada filho é um ser único, com talentos e limitações. Evite comparações e valorize o que o faz especial.
- Deixe ele se aventurar: Estar ao lado dele enquanto ele explora o mundo é muito mais benéfico do que superprotegê-lo. Deixe seu pequeno errar, cair, aprender e levantar. É assim que ele vai se preparar para a vida.
- Demonstre amor de todas as formas: Aproveite cada oportunidade para dizer e mostrar que você o ama. O carinho genuíno se reflete no comportamento da criança!
- Aceite os amigos do seu filho: Criticar os amigos dele só faz seu filho se sentir rejeitado também. Transforme sua casa no ponto de encontro da turma e veja como ele vai te agradecer!
- Seja sincero, até nas falhas: Errar é humano, e aceitar isso cria um ambiente leve e honesto. Quando os pais se mostram imperfeitos, as crianças também aprendem a aceitar suas próprias falhas.
- Ouça de verdade: Nada demonstra mais amor do que parar e ouvir o que seu filho tem a dizer. Para ele, tempo é igual a amor!
- Trate-o como uma pessoa de valor: Se você sempre diz que ele é inteligente, ele vai acreditar. Mas se você rotula seu filho de “problemático” ou “preguiçoso”, adivinha o que vai acontecer?
- Permita que ele cresça do jeito dele: Deixe seu filho descobrir seus próprios interesses, e o mais importante: aceite que ele vai ter um caminho único.
Tem mais…
Antes de mais nada precisamos criar um ambiente onde a aceitação infantil é fortalecida é um dos pilares para criar um filho seguro , que se sente amado e aceito por ser quem ele é. Te sugiro a leitura dos seguintes textos: Autoestima Infantil – O que toda mãe deveria saber, mas nunca te contaram – Parte I, e Segurança Emocional Infantil – O que toda mãe deveria saber, mas nunca te contaram – Parte II corre lá! Com essas bases, você estará garantindo a ele a segurança emocional e a confiança que o acompanharão por toda a vida. E se você tem alguma dificuldade, ou caso de superação, deixe nos comentários, vamos fortalecer essa rede de apoio.
Ah, e não perca as próximas necessidades da criança!