Acompanhante no Parto
O acompanhante e a doula!
Para a maioria das mulheres ter um acompanhante na hora do parto é extremamente benéfico.
Alguém que possa segurar a sua mão, dar apoio e encorajar. No meu parto estiveram ao meu lado o pai da minha filha e a doula. O apoio deles foi fundamental em todo o processo. Eu tive um parto normal e nas contrações mais fortes, quando eu achava que não seria capaz, ouvia: “você consegue”, “você é forte”, “nossa bebê está chegando” e “estou orgulhoso de você”. E isso fez toda a diferença para mim.
Não são todos as unidades de saúde que permitem a entrada da doula durante o trabalho de parto. Está em tramitação Lei Federal que autoriza a entrada da doula durante o trabalho de parto, parto e pós parto. Mas em alguns municípios a Lei Municipal já está em vigor.
O benefício de ter uma doula e um acompanhante que te apoie e te respeite, são inúmeros.
Assim que chegamos ao hospital já queriam puncionar a minha veia. Eu não queria deixar, porque já tinha decidido que não queria analgesia durante o parto. A doula me explicou que era protocolo do hospital e que já tinha conferido e era apenas soro, sem medicação. Se eu não tivesse ela ao meu lado para me explicar e controlar o ambiente, certeza que eu teria surtado e não teria deixado sem uma briga. E isso com certeza influenciaria no desfecho do meu parto.
E o que falar do meu acompanhante? Ele foi perfeito! E foi por isso que eu o escolhi para viver todos os meus dias ao seu lado. Nas horas mais críticas, eu perguntava porque raios eu tinha inventado isso, e ele me acalmava, me tranquilizava, me abraçava, e me dava forças. Me estimulava, encorajava!
Eu tive um parto maravilhoso, pois pude contar com pessoas maravilhosas.
E você? Teve um acompanhante? Teve doula? Pretende ter?