O que faz o mentor parental?

O que faz o mentor parental? Te auxilia na criação com amor, respeito e empatia.

Felizmente, cada vez mais, os pais estão em busca de conhecimento para educar seus filhos.

Além disso, a educação está, aos poucos, deixando de ser algo simplesmente passado de pais para filhos. Agora, os pais estão procurando ativamente por conhecimento, ferramentas e habilidades para apoiar a educação de seus filhos de maneira mais consciente e efetiva.

Nossos pais fizeram o melhor que podiam com os recursos disponíveis naquela época. Hoje, porém, é nossa responsabilidade e dever aproveitar os recursos e conhecimentos que temos para educar nossos filhos da melhor forma possível.

Com essa busca por orientação e a demanda crescente por suporte, uma nova profissão está ganhando espaço: o mentor parental.

Quem é o mentor parental?

O mentor parental é um profissional certificado que atua juntamente com as famílias para orientá-las a educar os filhos de forma empática, respeitosa e assertiva. E se você quer encurtar o caminho para ser uma Mãe Consciente e ter um Filho Obediente, CLIQUE AQUI!

Qual o seu papel?

Um mentor é alguém que atua como guia para outra pessoa. O mentor parental, em particular, possui conhecimento aprofundado sobre as fases e o desenvolvimento das crianças. Além disso, ele dispõe de ferramentas que ajudam seus mentorados a refletirem sobre suas próprias práticas e valores, promovendo questionamentos internos e explorando os melhores caminhos para lidar com as mais diversas situações do dia a dia na criação dos filhos.

No mercado, temos hoje tanto os Educadores quanto os Coaches Parentais. O mentor parental, por sua vez, é a união desses dois papéis: ele combina as técnicas e ferramentas do Educador Parental com a orientação prática do Coach Parental.

Diferentemente de outras formações, um mentor precisa ter passado por seu próprio processo de mentoria para estar preparado para conduzir outras famílias. Ele não apenas orienta, mas também oferece respostas claras e mostra o caminho ideal para que a família siga. Em resumo, ele guia cada passo, oferecendo direção prática e personalizada.

Qual a sua área de atuação?

Um mentor parental pode atuar em diversas situações, tais quais:

  • Mentor de pais e/ou famílias;
  • Facilitador de cursos, palestras e workshops;
  • Orientador da educação empática em escolas e instituições de ensino;
  • Agregando a educação empática em sua própria profissão.

Em todas as áreas de atuação, o foco do mentor parental é sempre guiar os cuidadores para que caminhem ao lado da criança com empatia e respeito. Esse caminho considera as fases do desenvolvimento infantil e vê a criança como um ser em crescimento que precisa de amor, compreensão e acolhimento.

Quais as suas competências?

O mentor parental precisa ter algumas competências para exercer o seu profissionalismo com êxito, que são:

  • Olhar holístico e sistêmico: Ver a criança e a família como um todo. Tudo o que está relacionado ao redor desta família;
  • Olhar curioso: Investigar o que está acontecendo por trás dos comportamentos;
  • Presença: Estar com os clientes de corpo e alma;
  • Comunicação: Escuta ativa e fala questionadora;
  • Respeito mútuo: Respeitar a si, como profissional, seus colegas de profissão, e seus clientes;
  • Empatia e firmeza: O cliente é autorresponsável pela mudança, ao mesmo tempo que deseja sempre o bem dos filhos;
  • Formação contínua: A informação é dinâmica, é necessário sempre se atualizar;
  • Autopercepção: Não misturar a sua história com a história do cliente.
  • Coerência: Praticar a educação empática em todas as áreas;
  • Paixão: Ter amor pelo trabalho que desenvolve.

Até onde vai a atuação do Mentor Parental?

O mentor está apto a conduzir e guiar a família no caminho de uma educação empática e respeitosa.

Mas este guiar, tem um limite. A não ser que faça da formação principal do mentor parental, ele não pode atuar como terapeuta das famílias, lidando com situações do passado daquela família.

O foco do mentor parental será sempre direcionado ao futuro e a ações concretas que ajudem a prevenir dificuldades. Como não é terapeuta, o mentor parental não atua diretamente sobre questões emocionais da criança, como medos e inseguranças. Em vez disso, ele apoia os cuidadores com estratégias práticas, orientando-os no caminho da empatia e do respeito ao desenvolvimento infantil.

Não é responsabilidade do mentor parental resolver os problemas das famílias. O mentor ensina as ferramentas, mas a responsabilidade dos resultados alcançados sempre será da família.

O mentor parental, com um olhar atento, encaminhará a família para o profissional capacitado na área, se necessário for.

Para quê contratar o Mentor Parental?

Hoje temos muitas informações gratuitas na internet, e com elas conseguimos educar os filhos com mais empatia e respeito do que fomos educados.

Mas a internet é uma terra sem lei. Cada um posta aquilo que deseja, e nem sempre você conseguirá adequar a melhor ferramenta para a situação estando sozinha.

As caixinhas de perguntas e respostas em posts, por serem genéricas, acabam atendendo a uma “manada” de pessoas com respostas padronizadas. Por outro lado, o mentor parental oferece um atendimento realmente personalizado. Ele vai, primeiramente, avaliar você e sua família como um todo. Em seguida, vai analisar individualmente a sua situação específica e, por fim, guiar você por todo o processo, adaptando cada passo às necessidades e realidades da sua família.

Se você está passando por alguma situação desafiadora, e precisa de um mentor para te guiar neste processo, entre em contato através do link https://www.akelly.com.br ou pelo banner abaixo para agendar sua mentoria.

O papel do mentor é individualizado, mas você pode ter acesso a esses benefícios, atendendo as necessidades da sua criança. QUERO ESSA TRANSFORMAÇÃO AGORA!

Aproveite e entenda quais são as necessidades do seu filho: leia já!

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *