Primeiro Trimestre da Gravidez

Durante o tempo em que eu estava planejando a minha gravidez eu li muitos relatos e textos de diversas mães, e muitos deles se tratavam de: coisas que não te contam sobre a gravidez. E uma das coisas que eu não li, mas que foi a primeira que senti, foi como o meu amor pelo meu marido aumentou. E sabe porque eu não li isso em texto algum? Não é porque meu marido seja o melhor marido do mundo ou coisa assim ( pra mim ele é). Mas não li porque cada gestação é única, cada experiencia com a maternidade vai variar de acordo com cada mulher e em qual fase da vida ela se encontra. Uma mulher pode ter 10 filhos e nenhuma gestação será igual a outra.

Então, hoje leio com um olhar diferente os textos “coisas que ninguém te conta sobre a maternidade”, ninguém te conta, pois quem escreveu viveu aquilo, não significa que eu vou viver.

Vou relatar o meu primeiro trimestre de gestação. Pode ser que alguém se identifique, que tenha vivido uma experiencia semelhante a minha, assim como pode ser que ninguém se identifique com o meu relato, ou pior ainda, pode ser que tenha pessoas que nem acreditem no meu relato, por ter vivido uma experiencia completamente diferente!

Desde quando descobri a minha gestação, em 02/01/2019, (Leia aqui: Quando descobri que estava grávida) mudei a minha alimentação, comecei a comer melhor e diminui drasticamente as idas a fast foods, depois que cheguei no peso que eu queria dei uma abusada nas besteiras…rs, e ainda estava terminando a comilança de final de ano! Com a melhora na alimentação, voltei ao meu peso ideal. Não tive absolutamente nada de enjoo, azia, ânsia de vômito, ou qualquer coisa que me fizesse passar mal ou deixar de comer. Tenho comido muito bem, sinto  fome a cada 2h, nos intervalos das refeições tento comer sempre uma fruta e um biscoito. E por incrível que pareça, estou com 15 semanas de gestação e meu peso não mudou. Não emagreci como algumas mulheres, assim como também não engordei. Mais uma coisa para mostrar que cada gravidez é única. Há gestantes que perdem peso, as que ganham peso, e as que mantem o peso. Ou seja, qualquer que tenha sido o seu resultado na balança, é normal.

Como eu já escrevi em alguns posts, a minha gestação foi planejada, e uma das coisas que eu queria era ter acompanhamento com todos os profissionais necessários. No meu caso, envolvi: obstetra, angiologista, dermatologista, nutricionista e fisioterapeuta. Vou resumir a consulta e orientação de cada um deles. Lembrando que cada caso é um caso e estas consultas foram específicas aos meus problemas/situações. Saiba tudo aqui: Planejando a maternidade

Obstetra: Primeira consulta, lista de exames de sangue, ultrassom e orientação para continuar o uso do ácido fólico. Na primeira ultrassom, a desesperada aqui praticamente saiu do consultório e já foi fazer. Resultado: só deu pra ver o saco gestacional, por dentro fiquei apavorada, mas descobri que isto é bem comum nas primeiras semanas de gestação. Fiz a segunda USG e podemos ver um embriãozinho que já balançava os toquinhos de braços e pernas. Segunda consulta: tudo certo com os resultados dos meus exames e com a USG do bebe. Iniciamos a suplementação de vitaminas. Terceira consulta: Resultado da USG – Translucência Nucal, tudo perfeitinho com o bebe, crescendo bem, vimos todos os dedinhos da mão, ainda esticou as perninhas para a mamãe ver que está tudo bem, (80% de chance de ser uma menina). Solicitação de mais uma USG para confirmar o sexo do bebe, e solicitação do exame coombs indireto, para ver se o sangue do bebe é compatível com o meu.

Angiologista: Como eu tive problemas de varizes, precisei fazer uma cirurgia que me deixou apavorada, optei por uma consulta logo no inicio da gestação para tentar minimizar os danos. Orientação médica: tentar não engordar muito (até aqui estamos muito bem), meia de compressão (ainda bem que ultimante não está tão quente então estou conseguindo usar), hidroginástica (não está tão quente porque está chovendo, e com chuva não consigo fazer hidroginástica, a piscina não é coberta), esticar as pernas sempre que possível e fazer caminhada. A caminhada não está rolando muito, mas vou passear com a cachorra, acho que conta um pouco. Tento ir às aulas de zumba ou fitdance pelo menos 1 ou 2x por semana. E depois da 12ª semana comecei a fazer pilates 1x por semana.

Dermatologista: Na internet conseguimos muitas informações sobre tudo, o que por muitas vezes nos deixam com mais dúvidas do que certeza. E pra mim, nenhuma busca vai substituir a avaliação de um profissional. Então fui buscar informações sobre a prevenção de estrias/melasmas durante a gestação. O que a dermato explicou é que nos dois casos temos que levar em consideração o fator genético. Se você tiver predisposição para ter, não vai ter creme, óleo ou protetor solar que impeça o surgimento, mas com certeza vai diminuir os danos. E uma dúvida que eu tinha era em relação ao óleo corporal. O que ela me explicou foi que para tentar amenizar os danos das estrias, caso elas surjam, o ideal é um creme com um bom poder de hidratação (ela me recomendou o CeraVe), e depois passar o óleo, porque o creme hidrata e o óleo forma uma barreira protetora na pele que impede que a pele fique ressecada. Então: primeiro creme, e se desejar o óleo depois. Em relação aos seios: sem sabão, sem bucha e sem hidratante nas auréolas e bicos. E se possível sol 15 minutos por dia nas auréolas. Pode proteger o restante dos seios para não pegar sol. E se não for possível tomar sol, pode colocar um lâmpada de 40w próximo aos seios por 2 minutos e ir aumentando gradativamente conforme for aumentando a resistência da auréola/bico do seio. Melasmas: protetor solar sempre e reaplicar pelo menos uma vez por dia!

Nutricionista: A consulta é direcionada para as necessidades individuais de cada paciente, ela fez um cardápio de acordo com os meus gostos e hábitos alimentares. Como eu já não estava consumindo refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, sal e açúcar em excesso, houveram poucas modificações. Mas no geral, a orientação é comer bastante fruta, verdura, legumes (tudo muito bem higienizado para evitar contaminação), não comer carne crua ou mal passada, evitar embutidos e industrializados, dar preferência aos alimentos integrais e naturais. Ingerir bastante proteína, diminuir o consumo de cafeína (troquei o expresso pelo café coado, e diminui a quantidade. As vezes tomo o descafeinado). Eu estava sentindo muita fome de madrugada. Ela me recomendou comer alguma fruta com aveia na ceia, que dá a sensação de saciedade por mais tempo. E deu algumas dicas legais:
Fazer sal com gergelim – gersal: Misturar 10 colheres de gergelim, 1 de sal, aquecer na frigideira e triturar no liquidificador. Pode substituir o uso do sal comum, fica bem nutritivo e mais gostoso.
Acrescentar 1 colher de quinoa no arroz pra aumentar a ingestão de nutrientes.
E fazer panqueca de aveia: 1 ovo, 2 colheres de aveia, 4 colheres de água e uma pitada de sal. Bate no liquidificador e depois assa na frigideira. Pode rechear ou comer só ela… Ficou gostoso.

Fisioterapeuta: Eu já tinha o hábito de fazer drenagem linfática com a fisio por causa dos problemas circulatórios, então dei continuidade às drenagens e após a 12 semana iniciei as aulas de pilates, para fortalecer o corpo para suportar o peso da gestação e preparar para o parto.

Resumindo, o meu primeiro trimestre foi ótimo! Todos os exames e consultas que eu fiz estavam tudo bem comigo e com o bebe! Temos 80% de chance de ter uma menina. Não tenho sintomas ruins na gestação. Sinto preguiça, mas não vejo isso como uma coisa ruim. Quando estou sem vontade de fazer alguma coisa eu consigo ficar sem fazer nada. Não me atrapalhou no trabalho e nunca fui a louca da limpeza ou da organização em casa, então quando tinha alguma coisa em casa pra fazer, mas estava com preguiça, deixava para depois ou para o marido fazer. E se eu puder dar um conselho: descanse sempre que possível, e não é porque “depois que o bebê nascer você não dorme mais”, é porque o seu corpo precisa disso agora. Ele está se esforçando para gerar e nutrir uma criança. Isso cansa, então dê ao seu corpo o descanso que ele precisa!

E até o próximo trimestre!

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *